Usabilidade de interfaces gráficas – 2018/2020
PROJETO DE PESQUISA – 2018/2020
Título do Projeto: Usabilidade de interfaces gráficas: um estudo envolvendo fatores culturais
Coordenadora: Cristina Luz Cardoso
Área de Conhecimento: Engenharias/Ergonomia/Design
Resumo: O cenário de utilização de interfaces gráficas, que são acessadas por pessoas de diferentes culturas em contextos também variados, envolve dificuldades em diversos aspectos. Desafios são visualizados em relação a diferentes habilidades das pessoas, à compreensão de comandos, à velocidade de interação incompatível com o usuário, à leiturabilidade e à dificuldade de interpretação de ícones e símbolos. Diferenças culturais também precisam ser consideradas, pois se refletem, por exemplo, na maneira de navegar sistemas, nas preferências por tipos de interfaces e no processo de tomada de decisão em situações críticas. É proposto neste projeto um estudo intercultural sobre usabilidade de ícones e símbolos em interfaces gráficas, envolvendo processos de tomada de decisões em situações críticas. Metodologicamente será empreendida pesquisa bibliográfica sistematizada para verificação do estado da arte sobre os temas e testes de usabilidade de interfaces gráficas. Contribuições para estudos de usabilidade de interfaces gráficas, para o refinamento do design de interfaces e para ampliação da satisfação de usuários de diferentes culturas com a mesma interface gráfica são esperadas. Mais especificamente, as contribuições são visualizadas no design de interfaces em relação à diminuição de erros de interpretação de interfaces por usuários de diferentes culturas, em especial em situações críticas ou de emergência.
Palavras-chave: interfaces gráficas; ícones; usabilidade; situações de emergência; fatores culturais
Subprojeto ‘Navegação de interfaces gráficas: um estudo envolvendo ícones e símbolos’:
Teve como objetivo apresentar um breve panorama a respeito das metodologias mais utilizadas em estudos de usabilidade, contemplando ícones e símbolos em interfaces gráficas. O subprojeto se desenvolveu no período entre agosto de 2019 e maio de 2020, e contou com a participação das bolsistas voluntárias Jéssica Borba e Karina Fagundes, ambas cursando Engenharia de Controle e Automação.
Esta pesquisa é relevante visto que existe uma crescente popularização da utilização de ícones gráficos em interfaces de dispositivos digitais, pois os ícones são ferramentas que permitem a comunicação entre pessoas de diferentes idiomas, de forma simplificada. No entanto, alguns ícones não são compreendidos facilmente em diferentes culturas, exigindo do usuário mais tempo de aprendizado, prejudicando o desempenho, o tempo de execução da tarefa e a segurança requerida em determinadas situações.
Foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática nas bases de dados da Biblioteca Eletrônica Científica Online – Scielo (http://www.scielo.br) e da base de dados Web of Science com acesso via periódicos/CAPES (http://www.periodicos.capes.gov.br). A pesquisa compreendeu o cenário internacional em geral e, mais especificamente, o cenário brasileiro, e encontrou 25 artigos, relacionados com experiência do usuário, usabilidade de interface, ícones, símbolos, métodos para validação da interface, e aspectos culturais.
Publicações:
FAGUNDES, Karina N.; BORBA, Jéssica T. DE; CARDOSO, Cristina L. Ícones em interfaces gráficas: influências culturais e métodos de avaliação. Simpósio de Engenharia de Produção – XXVIII SIMPEP, 2021.
Participação na SNCT:
O projeto de pesquisa foi apresentado na 16º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que promoveu o Seminário de Iniciação Científica da UFSC (SIC), no campus de Blumenau em outubro de 2019.
Apresentação na 16º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT); bolsistas Karina e Jéssica: