Acessibilidade de aplicativos móveis por pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH 2023/2024

Resumo da proposta 

Este projeto tem como objetivo principal estudar a acessibilidade de aplicativos móveis por pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH. Aplicativos móveis devem favorecer acessibilidade e boa navegabilidade, pois exigem muitas vezes, respostas rápidas em contextos dinâmicos. Porém, alguns elementos das interfaces podem não ser compreendidos imediatamente por pessoas com diferentes habilidades, exigindo um pouco mais de tempo para o aprendizado, interferindo na qualidade da interação, afetando o desempenho do usuário e prejudicando processos de tomada de decisão. O TDAH é considerado um transtorno neurobiológico, caracterizado pela hiperatividade, pela impulsividade, assim como pelas dificuldades para manter a atenção. Pretende-se identificar neste projeto, as preferências de pessoas com TDAH na navegabilidade de aplicativos móveis. Com a contribuição de bolsistas de IC, serão realizados testes de usabilidade em laboratório. A pesquisa bibliográfica sistematizada inicial procurará delinear um panorama atualizado e abordará os principais temas e métodos utilizados para testes de usabilidade e análise da experiência do usuário. Os testes de usabilidade serão realizados no LABEX-BNU. No meio acadêmico, a principal contribuição virá na aproximação dos estudantes bolsistas com as necessidades de pessoas com diagnóstico de TDAH. Para os participantes dos testes de usabilidade haverá a possibilidade de conhecer aspectos que podem contribuir na navegabilidade de aplicativos móveis utilizados no cotidiano. Adicionalmente, contribuições são visualizadas no design de interfaces em relação à usabilidade e à acessibilidade de aplicativos por pessoas com TDAH. Espera-se também ampliar o escopo de conhecimento sobre acessibilidade, que envolvem o design de interfaces gráficas; sobre a navegabilidade de aplicativos móveis; e sobre a experiência de usuários com deficiências ou com diferentes habilidades no uso de aplicativos móveis.

Palavras-chave: usabilidade; navegabilidade; UX; design de interfaces gráficas; aplicativos móveis