Aplicativos móveis para crianças com Transtorno do Espectro Autista: análise de acessibilidade de interfaces 2021/2023

O sub-projeto intitulado Aplicativos móveis para crianças com Transtorno do Espectro Autista: análise de acessibilidade de interfaces, faz parte do projeto de pesquisa Fatores estéticos no design de interfaces gráficas de aplicativos móveis: uma abordagem User Experience – 2021/2023.

O projeto se encontra em andamento, e tem como objetivo principal realizar o estudo de  interfaces gráficas de aplicativos móveis utilizados por crianças com TEA. Considerando que crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA sofrem dificuldades com interação social, observa-se que o uso de aplicativos móveis propicia o avanço no tratamento além de ambientes clínicos, incluindo o cotidiano familiar e escolar. Dessa maneira, aplicativos móveis vêm sendo utilizados como importantes recursos para apoio aos interesses e habilidades de crianças com TEA, contribuindo para os processos de interação social e de aprendizagem. Nesse contexto, este projeto pretende estudar interfaces gráficas de aplicativos móveis utilizados por crianças com TEA. Espera-se contribuir com o desenvolvimento de interfaces gráficas de aplicativos móveis para crianças com TEA, no estudo de critérios e heurísticas que elevem a qualidade da interface.

Participaram desse projeto, bolsistas de iniciação científica:

Alexandre Pereira Vega, Ana Paula Tamanini Machado, Danielle da Silva Romano, Gabriel Caetano de Oliveira, Gustavo Ferreira Nicoluzzi, Karina Novakoski Fagundes, Rodrigo Eduardo Laffront.

Na primeira fase do projeto (2021), foi realizada uma pesquisa bibliográfica sistematizada, em que foram selecionados 6 aplicativos visando identificar elementos que favorecem uma boa navegabilidade e usabilidade ao usuário. Adicionalmente, aspectos que podem interferir na qualidade de interação, afetando o desempenho e prejudicando processos de tomada de decisão, foram abordados. Os 6 aplicativos escolhidos para análise foram: Matraquinha, AutApp, MITA, Michelzinho, OTO e Smile and Learn.

Aplicativos Selecionados para análise

AutApp Autismo MITA: Terapia da Linguagem e Cognição
Matraquinha OTO – Olhar Tocar Ouvir
Michelzinho Smile and Learn: Jogos educativos
Fonte: Google Play (2021), adaptado pelos autores.

Utilizando-se como base as recomendações direcionadas à interface do usuário presente no Projeto GAIA – Guidelines for Accessible Interfaces for people with Autism, e com o uso da escala Likert, foi realizada uma avaliação visual das interfaces gráficas dos aplicativos.

O projeto foi apresentado no 4º Seminário de Iniciação Científica do Campus Blumenau da UFSC (4º SIC-Blumenau/2021): SIC – Blumenau Aplicativos Moveis – Alexandre Vega

Os resultados preliminares foram apresentados na forma de artigo completo no 18º Ergodesign & USIHC/2022.

Na segunda fase do projeto (2022/2023), foi realizada uma revisão bibliográfica abrangendo o cenário internacional. Foram encontrados 10 apps voltados à Comunicação, e 10 apps voltados à Aprendizagem e/ou Entretenimento.

Aplicativos voltados à Comunicação:

Fonte: Google Play (2021), adaptado pelos autores.

Aplicativos voltados à Aprendizagem e/ou Entretenimento:

Fonte: Google Play (2021), adaptado pelos autores.

A análise prévia dos 20 apps foi publicada no XI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO/2023 – Aplicativos moveis para crianças com transtorno do espectro autista

Os dados encontrados nos cenários nacional e internacional, nas duas fases do projeto, serão comparados e publicados em congresso acadêmico.