Memórias visuais do campus Blumenau: a técnica do desenho de observação como forma de registro 2024/2025

O desenho de observação pode ser definido como desenho ou pintura da realidade, em tempo real, e pode ser entendido também como uma alternativa artística aos registros obtidos por imagens fotográficas. A técnica vem sendo utilizada em contextos urbanos, como forma de registro de cenários, equipamentos urbanos ou conjuntos arquitetônicos. Esse projeto de extensão, por sua vez, pretende promover a interação da comunidade acadêmica, em especial estudantes dos cursos de graduação da UFSC – centro de Blumenau, com os princípios do desenho de observação, como técnica para o registro de memórias das cenas do cotidiano acadêmico. Os objetivos específicos pretendem conhecer e aplicar as técnicas de desenho e materiais usados para a graficação a mão livre; observar o cotidiano da vida acadêmica do campus Blumenau, e selecionar os principais aspectos para representação; organizar exposição dos desenhos na SEPEX 2024; e compreender os princípios de organização e armazenamento de desenhos, para encadernação. Espera-se a produção de registros importantes da vida acadêmica do campus de Blumenau, antes de haver a mudança para nova sede. Os registros funcionarão como memórias da história do campus, em forma de desenhos de alunos. Espera-se também, incentivar outras ações de extensão, estudos, pesquisas e projetos que fomentem o desenho como forma de expressão e registro do cotidiano escolar.

Projeto completo Proj Memórias Visuais UFSC/BNU

CHAMADA BOLSISTA VOLUNTÁRIO/A

1. Dos Objetivos

Participação no processo de interação entre universidade e sociedade, visando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. Esse projeto envolverá estudantes e professores em situações concretas de ensino e pesquisa viabilizadas pelas atividades de extensão.

2. Plano de atividades

O plano de atividades, juntamente com a proposta de cronograma, encontram-se resumidos no quadro a seguir:

Fases Etapas Atividades 2024/1 2024/2

Atividades iniciais Planejamento metodológico

Organização equipe de trabalho

Coleta de dados e compilação Pesquisa bibliográfica sistematizada

Análise de dados Selecionar os locais para registro

Selecionar os métodos de representação

Selecionar os materiais

Desenhos Confecção dos desenhos

Armazenamento parcial

Divulgação Organização da exposição

Encadernamento

Confecção de poster

Relatório final

3. Das condições de participação

3.1 Para se candidatar à vaga de bolsista o/a estudante:

I – Deverá ser aluno regular de curso de graduação da UFSC/BNU;

II – Deverá ter cursado disciplina de desenho técnico, desenho artístico, ou outro tipo de desenho, ou ter habilidade prévia para o desenho;

II – Deve dispor de 6 horas semanais para exercer as atividades;

III – Ter IAA igual ou superior a 6,0;

IV – Ter currículo lattes preenchido;

V – Preferencialmente não ter previsão de concluir o curso de graduação durante o ano de 2024;

VI – Dedicar-se às atividades acadêmicas e de extensão previstas no Plano de Trabalho;

4. Dos procedimentos de inscrição

A inscrição será efetuada via Formulário Google –https://docs.google.com/forms , conforme cronograma disponível na Seção 7.

5. Das condições de desligamento do aluno bolsista

O/A bolsista poderá ter suas atividades interrompidas nas seguintes situações:

5.1. quando solicitar dispensa formal à Coordenadora;

5.2. quando não cumprir as atividades previstas no plano de trabalho;

5.3. quando se ausentar, sem justificativa, por 3 (três) vezes consecutivas ou não das atividades programadas;

5.4. conclusão, trancamento de matrícula institucional ou abandono do curso de graduação.

6. Da seleção do/a bolsista

6.1. A seleção ocorrerá por meio de entrevista;

6.2. O/A candidato/a será comunicado/a da data e horário da entrevista pelo e-mail registrado na ficha de inscrição. É de responsabilidade do/a candidato/a acompanhar os comunicados encaminhados por e-mail;

6.3. A entrevista deverá ser realizada conforme cronograma disponível na Seção 7.

6.4. O resultado da seleção será dado conforme cronograma disponível na Seção 7.

7. Cronograma 2024

Data/Período Evento Observações
15 a 22 mar/2024  Inscrições via https://forms.gle/
25 a 28 mar/2024  Entrevistas