CAC 6002 – Desenho técnico para engenharias – atual

Projetos:

Aprimoramento de peças e conjuntos com a utilização de prototipagem rápida (2018 e 2019)

Professora orientadora: Cristina Luz Cardoso
Alunos: André Gustavo Scharf, João Marcelo Tambalo Paparelli, Felipe Antônio Miguel, Diogo Guimarães da Silva

Modelos físicos são utilizados em atividades de expressão gráfica com sucesso, pois contribuem para ampliar o raciocínio espacial. Com a popularização de impressoras 3D, a prototipagem rápida de peças se conformou como grande aliada no ensino e pesquisa da área de engenharias. No entanto, perdas frequentes de material acontecem em razão de falhas de projeto. Este projeto desenvolveu e aprimorou modelos virtuais e físicos para utilização no laboratório de Expressão Gráfica – LABEX, com a utilização de prototipagem rápida. Atenção especial foi dispensada ao aprimoramento de encaixes de peças, à economia de material e à otimização do tempo de prototipagem. O projeto se desenvolveu no LABEX e LABIND, do centro Blumenau, com a participação de bolsistas voluntários de IC e da Monitoria da disciplina BLU6002. Abaixo, imagens do processo de pintura, de uma peça que demonstra um Corte Composto, da caixa de peças e da utilização dos modelos em sala de aula.

Confecção de modelos físicos para o ensino de Desenho Técnico (2017 e 2018)

Professora orientadora: Cristina Luz Cardoso
Alunos: Diogo Guimarães da Silva, Gessler Silva de Carvalho,
Mateus Antonio Thiesen Lehmkuhl

Como parte das atividades desempenhadas pelos Programas de Monitoria e Estágio, foi elaborado um projeto para impressão de peças em 3 D. Estas peças serão utilizadas no ensino em Desenho Técnico para Engenharias a partir de 2018/1.

Práticas em sala de aula:

Quadro branco, papel e lapiseira e CAD 3D