Tecnologia assistiva na promoção da acessibilidade de interfaces gráficas em situações de emergência – 2020/2021

Coordenadora: Cristina Luz Cardoso

Resumo da proposta

Este projeto tem como objetivo principal, aproximar estudantes da UFSC/Blumenau de pessoas com deficiência, que necessitem do auxílio de tecnologias assistivas para ampliar habilidades funcionais, contribuindo para promover uma vida com mais independência e inclusão. Mais especificamente, os estudantes entrarão em contato com pessoas associadas de instituições da região de Blumenau, que apresentam visão subnormal ou baixa visão. Os estudos e proposta final se organizarão em torno das dificuldades encontradas para solicitação de auxílio em situações de emergência, por meio de aplicativos de celular. Os aplicativos de celular, disponibilizados por órgãos públicos, oferecem uma série de serviços à comunidade, incluindo auxílio em situações de emergência. Neste projeto, pretende-se verificar as principais necessidades das pessoas com visão subnormal ou baixa visão, em relação à navegação de interfaces de aplicativos de celulares voltados a situações de emergência; estudar a navegabilidade de interfaces em situações de emergência, para pessoas com visão subnormal ou baixa visão; e propor um quadro de recomendações para a navegação de interfaces baseada em ícones, para pessoas com visão subnormal ou baixa visão. Metodologicamente serão aplicadas entrevistas, questionários e testes de usabilidade da interface do aplicativo. Espera-se contribuir com o escopo das tecnologias assistivas na ampliação de habilidades funcionais para pessoas com visão subnormal ou baixa visão. Mais especificamente, contribuir com a popularização do uso de aplicativos de celular para solicitação de auxílio em situações de emergência. No meio acadêmico, a principal contribuição virá na aproximação dos estudantes com as necessidades de pessoas com visão subnormal ou baixa visão, da comunidade de Blumenau e região, assim como na aproximação do LABEX/UFSC BNU com o LABIE/FEEVALE/NH.

Palavras chave: visão subnormal; baixa visão; ícones; aplicativos; usabilidade
Período: 01/03/2020 até 31/12/2020
Participantes:

Prof. Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão – UFSC/Centro Tecnológico, de Ciências Exatas e Educação (CTE), Blumenau. Departamento de Engenharia de Controle, Automação e Computação

Prof. Regina de Oliveira Heidrich – Universidade FEEVALE PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social www.feevale.br

Bolsistas:

Jéssica Tamini de Borba (Probolsas)

Karina Novakoski Fagundes (Voluntária)

Laboratórios:  LABEX – Laboratório de Expressão Gráfica e LabCTI – Laboratório de Ciência, Tecnologia e Inovação (UFSC Blumenau). LABIE – Laboratório de Inclusão e Ergonomia (FEEVALE/Novo Hamburgo/RS)

Entidades envolvidas: Acevali Blumenau, LABIE/FEEVALE, ALERTABLU/Defesa Civil Blumenau