Acessibilidade e inclusão digital: a dinâmica no uso de games e aplicativos móveis por crianças autistas 2021 – 2023

Coordenadora: Cristina Luz Cardoso

Resumo da ação de extensão

As tecnologias computacionais, em especial aquelas relacionadas à hipermídia, web e aplicativos móveis, vêm sendo utilizadas largamente para apoio aos interesses e habilidades de crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA. Neste contexto, o presente projeto tem como objetivo principal, promover a interação da comunidade acadêmica, em especial estudantes dos cursos de graduação em engenharia da UFSC – centro de Blumenau, com os princípios de inclusão e acessibilidade digital das pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA. Em especial, serão focados o cotidiano e a dinâmica no uso de games e aplicativos móveis por crianças com TEA, que participam de alguma forma de associações ou instituições de apoio. O projeto se dividirá em 3 Fases, abordando pesquisa bibliográfica sistematizada inicial, a elaboração de frameworks para a sistematização dos dados e a criação de uma página no ambiente institucional UFSC, para divulgação de todas as etapas do projeto. Na Fase 2 pretende-se realizar parcerias com instituições e associações voltadas a pessoas com TEA em SC, visando à ampliação de conhecimento e a criação de vínculos institucionais. Por meio da aplicação de questionários e entrevistas com representantes e profissionais das instituições e associações, serão abordados os principais métodos e recomendações adotadas para aproximação com a criança autista e sobre a dinâmica de crianças com TEA em suas experiências com games em aplicativos móveis. A Fase 3 consistirá no compartilhamento dos resultados, por meio de submissão de publicação, participação em eventos acadêmicos e as devolutivas aos parceiros do projeto. Espera-se contribuir para a difusão dos princípios de inclusão, e fomentar a promoção dos princípios de ética, solidariedade, e cidadania, na perspectiva inclusiva de atenção às pessoas com deficiência na UFSC, em especial no centro de Blumenau. Espera-se também, incentivar outras ações de extensão, estudos, pesquisas e projetos que facilitem o uso de diretrizes de acessibilidade de interfaces de aplicativos para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista.

Palavras chave: TEA; deficiência; experiência do usuário; usabilidade; interfaces gráficas.

Mais informações sobre o projeto em: https://acessibilidadeinclusaodigital.paginas.ufsc.br/wp-admin/