Acessibilidade na perspectiva da experiência do usuário: o caso do Sistema para Autoavaliação Institucional – UFSC 2024-2026
Acessibilidade na perspectiva da experiência do usuário: o caso do Sistema para Autoavaliação Institucional – UFSC
Coordenadora: Prof. Cristina Luz Cardoso (CAC/CTE) – SIAPE: 1858847
Participantes: Francisca Goedert Heiderscheidt (GR/UFSC), Berenice Santos Goncalves (EGR/CCE), Sergio Luiz Ferreira (CAC/CTE), Carlos Roberto Moratelli (CAC/CTE). Otávio Raffaelli Freitas (IC).
Resumo da proposta
Este projeto tem como objetivo principal avaliar interfaces gráficas de dispositivos móveis, na abordagem User Experience – UX. Dispositivos móveis devem oferecer interfaces intuitivas, amigáveis e acessíveis. Em especial para grupos específicos, faz-se necessário conhecer as necessidades e desejos de cada grupo, para oferecer sistemas apropriados em termos de usabilidade e acessibilidade. Especificamente neste projeto, será avaliada a proposta de redesign do Sistema para Autoavaliação Institucional da UFSC, desenvolvida por estudantes do curso de Design do EGR/UFSC. Com a contribuição de bolsistas de IC, serão realizadas avaliações das interfaces gráficas, com especial atenção à acessibilidade de pessoas com diferentes habilidades e com deficiências. As avaliações serão realizadas presencialmente no LABEX-BNU. As avaliações de acessibilidade contribuirão para o refinamento do projeto, e para aproximação dos estudantes de IC com as necessidades de pessoas com diferentes habilidades. Para os participantes dos testes haverá a possibilidade de conhecer aspectos que possam contribuir na navegabilidade de sistemas digitais utilizados no cotidiano.
A seguir são apresentadas algumas telas que serão avaliadas em relação às cores, fontes, ícones, contraste figura/fundo, entre outros aspectos gráficos.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Palavras chave:avaliação de interfaces gráficas; experiência do usuário; usabilidade; navegabilidade; deficiência; design de interfaces gráficas; avaliação institucional.
Objetivos do projeto
O objetivo geral deste projeto de pesquisa é estudar a acessibilidade digital do Sistema para Autoavaliação Institucional da UFSC na perspectiva da experiência do usuário. Os objetivos específicos pretendem:
- Avaliar as interfaces gráficas com testes de usabilidade;
- Identificar as preferências de pessoas com TDAH na navegabilidade de interfaces de aplicativos móveis;
Para participar do processo de seleção de bolsista PIBIC, clique aqui.
CRONOGRAMA
Blumenau, 12 de agosto de 2025.