Visita técnica ao GENTE/COPPE

13/09/2016 22:51

O GENTE – Grupo de Ergonomia e Novas Tecnologias – desenvolve suas atividades no COPPE – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia – da UFRJ. Coordenado pelo prof. Mario Cesar Vidal, Dr. Ing., caracteriza-se por ser um laboratório multiusuário dedicado à Formação, Pesquisa e Desenvolvimento de Ergonomia na América Latina desde 1991 (http://www.ergonomia.ufrj.br/).

Em P&D atua nas  linhas de Ergonomia em soluções para profissões e contextos da Saúde Pública; em tecnologia assistiva e gestão da inclusão; na taxonomia dos problemas de ausência de Ergonomia no setor de petróleo e gás; e em Ergonomia cognitiva na manutenção e controle de geração, transmissão e distribuição de energia.

Na linha de pesquisa em Ergonomia na concepção de sistemas sociotécnicos complexos e ergonomia Cognitiva,  também atua o prof. Paulo Victor Rodrigues de Carvalho, D. Sc., pesquisador do IEN – Instituto de Engenharia Nuclear/Comissão Nacional de Energia Nuclear.

A visita técnica aconteceu no dia 06/09/2016, intermediada pela professora do IFSC, Ângela Regina Poletto, D. Sc., docente convidada do GENTE, com o objetivo de conhecer o funcionamento do laboratório, suas demandas, linhas de pesquisa e as parcerias necessárias para criação e manutenção de um laboratório multiusuário.

GENTE COPPE

Da esquerda para direita, Prof. Ângela Poletto, Prof. Paulo Victor, Prof. Mario Vidal e prof. Cristina Cardoso

Na oportunidade houve a visita ao projeto MagLev Cobra, que consiste em um veículo de levitação magnética em desenvolvimento no LASUP – Laboratório de Aplicações de Supercondutores. O projeto se diferencia pela energia não poluente, direcionado a grandes centros urbanos (http://www.maglevcobra.coppe.ufrj.br/).

      

Projeto MagLev COBRA

Projeto MagLev COBRA

MagLev COBRA trilhos

MagLev COBRA trilhos

MagLev COBRA Vista interna

MagLev COBRA Vista interna

Professora Cristina Luz Cardoso

Professora Cristina Luz Cardoso

Por meio de parcerias e vínculos institucionais, entre instituições de ensino e pesquisa, esperam-se contribuições para a construção das bases para o ensino de Ergonomia na UFSC – campus Blumenau.